sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rivalidade Grenal: há uma década atrás...

Na postagem de estreia deste novo espaço comunicativo, "O Marco dos Blogs", chamo a atenção para a tradicional gangorra que envolve a dupla Grenal, determinante sobre as fases com que cada equipe se encontra, cujo dono do lado mais elevado no metafórico brinquedo pode mudar de uma partida para outra. Mas a gangorra, nesse caso, não se refere a resultados de jogos e sim ao número de torcedores.

Assistindo à edição regionalizada do "Globo Esporte" aqui em Porto Alegre, exibida no intervalo de Brasil 3x0 Estados Unidos pela Copa das Confederações, me deparei com uma matéria realizada em uma escola da capital gaúcha, onde foram repercutidos entre a criançada os resultados das partidas que envolveram Inter e Grêmio nesta última quarta-feira.

A professora então pergunta a seus alunos: "quem é colorado?" e "quem é gremista?". Resultado: o número de braços levantados pra cada lado é exatamente igual. Ou seja, a classe está perfeitamente dividida entre tricolores e vermelhos.

Naquele momento, me lembrei de meus tempos de estudante, há pouco mais de 10 anos atrás. Minha turma possuía em torno de 30 a 40 alunos. POIS NÃO É QUE EU ERA O ÚNICO COLORADO DA CLASSE????

Até hoje aquele ano de 1997 está marcado em minha memória. Época em que o Internacional voltava a conseguir bons resultados, após dois anos consagradores do seu maior rival. Tanto no título gaúcho ganho contra o Grêmio quanto na goleada de 5 a 2 em pleno Olímpico, saboreei os triunfos solitariamente, tal como um estranho no ninho, em contrapartida ao exército de gremistas de cabeça quente que, calados, me aturavam.

Então, uma década se passou... O Inter ganhou a América... o Mundo... sagrou-se Campeão de Tudo! E trouxe consigo boa parte da geração seguinte que surgiria na primeira década da dita Era de Aquárius. Daí o total equilíbrio na gangorra Grenal entre os torcedores, como visto na reportagem veiculada na manhã desta quinta-feira.

Hoje, eu teria mais gente com quem festejar as vitórias coloradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário