segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vuvuzelas - Retrato da Alegria de um Povo

O Brasil foi campeão da Copa das Confederações neste domingo. Mas o futebol ficou praticamente em segundo plano durante a competição. Felizmente por uma causa nobre!

É louvável presenciarmos a felicidade de um povo que até há duas décadas atrás era oprimido por um dos mais cruéis regimes impostos pela humanidade. O maldito apartheid, pela simples distinção de cor, causou infindos males e sofrimento que hoje são suprimidos não só pela emocionante festa e descontração de uma nação tomada por negros alegres e livres da segregação racial como também pela oportunidade de sediarem uma Copa do Mundo no próximo ano.

Tal felicidade foi sintetizada pelas vuvuzelas, as cornetinhas coloridas que tanto barulho aprontaram nas partidas da Copa das Confederações e que proporcionaram uma polêmica mundial. Teve gente que quis vetá-las oficialmente. Mas o pedido acabou inviabilizado pela intenção da Fifa em não interferir numa tradição nativa. Bom senso detected!

Ora, se na maioria dos países há violência nos estádios, abreviando assim o conforto das famílias que apenas têm a intenção de assistir a uma partida de futebol, então qual é a moral da tentativa de impedimento do mero ato de uma população - que tantos dissabores sofrera em virtude do tenebroso regime - de extravasar sua alegria e seu alívio?

Já conto os dias para 2010 chegar e poder ouvir as vuvuzelas novamente! Avante, África do Sul!!!! BAFANA, BAFANA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário